
No dia 23 de outubro de 7hs às 11hs acontecerá o Dia da Física no Colégio Pedro II da Tijuca e você não pode perder!!! Apresentações com diversificados temas e com criatividade explorada.
"Um momento, por gentileza!"
A palavra “Momento” é comumente utilizada para tratar de um “instante de tempo”, como no título acima. Mas, na Física, Momento é o mesmo que Torque, uma grandeza física que nada tem a ver com tempo. Na escola se estuda que Momento, ou Torque, é uma “tendência de giro”, calculada por:
M = F . d (dado em N.m, no sistema internacional de unidades)
Para um mesmo momento FORÇA e DESLOCAMENTO são inversamente proporcionais. Quanto maior o DESLOCAMENTO (podendo ser chamado de RAIO), menor será a FORÇA aplicada sobre o objeto.
Exemplo 1
Como exemplo, temos a chave de roda de um carro. Quanto MAIOR o COMPRIMENTO da chave de roda, mais FÁCIL fica tirar um parafuso de um pneu furado, por exemplo.
Exemplo 2
Se eu quero levar um caixote de um lugar a outro, eu exerço uma força sobre ele,empurrando-o ou arrastando-o até o destino. Força serve, entre outros, para gerar deslocamento de um corpo, fazê-lo sair do lugar.
Para apertar um parafuso, é necessário exercer um Momento ou Torque sobre ele, fazendo-o girar. Momento serve, portanto, para fazer um corpo girar em torno de um ponto, ou eixo.
Exemplo 1
O princípio da inércia pode ser observado no movimento de um ônibus. Quando o ônibus "arranca" a partir do repouso, os passageiros tendem a deslocar-se para trás. Da mesma forma, quando o ônibus já em movimento freia, os passageiros deslocam-se para a frente, tendendo a continuar com a velocidadeque possuíam. A inércia refere-se à resistência que um corpo oferece à alteração do seu estado de repouso ou de movimento. Varia de corpo para corpo e depende da massa dos corpos. Ou seja, é resistência que todos os corpos materiais opõe à modificação de seu estado de movimento (ou de ausência de movimento).